Aperesentação do blog

O presente blog foi desenvolvido no âmbito das disciplinas de Área Projecto e Educação tecnológica tendo como base de uma historia sobre a primeira pilha que deve ser elaborada e ilustrada pelos membros do grupo. Em todas as aulas, serão elaborados novos fragmentos da nossa história. Os leitores através da sondagem podem intervir.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Despedida do blogue :(

Chega-mos ao fim deste trabalho que foi elaborado com muito esforço e dedicação.Tal como vocês nós também aprende-mos mais sobre a pilha.
Gosta-mos muito de elaborar porque foi um tema muito interessante e diferente de todos os outros abordados na disciplina de área de projecto.
Esperamos que tenham gostado do nosso blogue.
Até um próximo blogue,
A&A


A reciclagem da pilha


A reciclagem da pilha é importantíssima, para que os químicos constituídos nas pilhas não poluam o meu ambiente. Os químicos das pilhas são prejudiciais para os solos, rios e mares, estragando a natureza em redor.
Podemos encontrar um pilhão à beira dos ecopontos e também, por vezes, há à venda em supermercados pequenos pilhões onde podemos pôr as pilhas lá e quando estiverem cheio vamos “despejá-lo” no ecoponto mais próximo.    
A reciclagem das pilhas tem inúmeras vantagens, mas existem duas que vale a pena destacar:

 àA primeira vantagem diz respeito à deposição controlada destes produtos nos Ecopontos (Pilhão), prevenindo-se assim a possibilidade de recolha descontrolada, que levaria à poluição.

 àA segunda prende-se com a sustentabilidade do meio ambiente. Reciclar pilhas e acumuladores significa que certos materiais que existem de forma limitada na natureza serão reaproveitados. Logo, reciclar significa não gastar tão depressa as reservas que a natureza possui destes produtos que nos são essenciais.


Por isso reciclem as pilhas para que dentro de poucos anos o nosso mundo seja um planeta com mais vida e com menos poluição.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Utilidades da pilha hoje em dia

A utilidade da pilha é armazenar energia eléctrica sob a forma de energia química, de maneira portátil, barata e segura

A importância da pilha é permitir a criação e o uso de aparelhos electrónicos portáteis, ou seja, que não precisem de estar permanentemente conectados através de fios a um gerador ou a uma rede eléctrica para funcionar.

Utilidades das pilhas no nosso quotidiano:
è Comandos
è Relógios
è Despertadores
è Lanternas
è Etc…

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Luigi Galvani

Luigi Galvani,  nasceu em 9 de Setembro de 1737 em Bolonha morreu em 4 de Dezembro de 1798 na mesma, foi um médico e investigador italiano. Professor de Anatomia na Universidade de Bolonha.
 
A partir de estudos, realizados em coxas de rã descobriu que músculos e células nervosas eram capazes de produzir electricidade, que ficou conhecida então como a electricidade galvânica. Mais tarde, Galvani demonstrou que essa electricidade é originária de reacções químicas, sendo que a partir dessa descoberta Volta construiu a primeira pilha em 1800.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pilha de Volta

A pilha de Volta foi o primeiro gerador de energia eléctrica a ser criado, tendo sido inventado por Alessandro Volta por volta de 1800.
Alessandro contrariou a  ideia de um anatomista italiano concluindo que a electricidade tinha origem nos metais. Como físico, Volta tentava provar que só existia um tipo de electricidade, aquela estudada pelos físicos. Por isso, trocou os tecidos de organismos vivos por ferro, cobre e tecido molhado. Variando os metais usados, rapidamente se convenceu de que seu raciocínio fazia sentido.
Em 1800, Volta construiu um equipamento capaz de produzir corrente eléctrica continuamente: a pilha de Volta. Ele empilhou alternadamente discos de zinco e de cobre, separando-os por pedaços de tecido embebidos em solução de ácido sulfúrico. A pilha de Volta, produzia energia eléctrica sempre que um fio condutor era ligado aos discos de zinco e de cobre, colocados na extremidade da pilha.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Inventor da pilha a sua história

Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta  foi um físico italiano, conhecido pela invenção da pilha eléctrica.
Volta nasceu (18 de Fevereiro de 1745) , foi educado e morreu (5 de Março de 1827) em: Como, Itália, onde se tornou professor de física na Escola Real em 1774. Sua paixão foi sempre o estudo da electricidade. Apesar de sua genialidade desde jovem, começou a falar somente aos quatro anos.
Em honra ao seu trabalho no campo de electricidade, Napoleão nomeou Volta conde em 1810.